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03/05/2017

Paranaense Sepac diversifica e testa mercado de fraldas descartáveis

Por Stella Fontes | De São Paulo

Júnior, gerente, diz que segmento movimenta R$ 10 bi por ano: “É um mercado concorrido, mas há muita oportunidade”

No grupo das cinco maiores fabricantes brasileiras de papéis para fins sanitários (tissue), a paranaense Serrados e Pasta de Celulose (Sepac) faz hoje sua estreia no mercado de fraldas descartáveis, com marca própria.

Inicialmente, a empresa firmou um contrato de produção terceirizada com outra fabricante, mas, se o negócio evoluir, o plano é investir em uma unidade fabril e disputar participação relevante em um segmento que movimenta cerca de R$ 10 bilhões por ano.

Com faturamento da ordem de R$ 735 milhões no ano passado, 22% acima do registrado em 2015, a Sepac especializou-se no mercado de papéis higiênicos, toalhas e guardanapos e é dona das marcas Duetto, Paloma, Maxim e Stylus. Em Mallet (PR), opera um parque industrial com capacidade de produção de 10,5 mil toneladas por mês de tissue. Agora, a empresa usará o sistema de distribuição já existente para comercializar também fraldas descartáveis.

“É um mercado concorrido, mas há muita oportunidade”, diz o gerente regional Sul da Sepac, Oswaldo Ramos Júnior. O nome da empresa que está produzindo as fraldas, que serão vendidas com a marca Baby Boo, está protegido por acordo de confidencialidade. Mas o executivo conta que o primeiro pedido compreende 1 milhão de unidades (tiras), volume que se compara a um mercado de 10,5 bilhões de tiras por ano.

Segundo Júnior, há um acordo informal de fornecimento por um prazo de dois anos. “Com o volume inicial, vamos entender qual é a aceitação do cliente, para então tomar uma decisão sobre a fábrica própria ainda neste ano”, explica. Nessa etapa inicial, incluindo o contrato de fornecimento e a campanha de divulgação, o investimento no novo negócio soma R$ 5 milhões.

Para divulgar o produto, a campanha de lançamento nacional terá o cantor Michel Teló e sua família. Com a apresentação das duas linhas de fraldas – para 12 horas e 6 horas de uso – na feira Apas, que reúne toda a cadeia supermercadista do país, a expectativa é a de que os primeiros pedidos sejam fechados ainda nesta semana.

De acordo com o executivo, a Sepac também está investindo na ampliação da capacidade de tissue. Com 40 anos de história, a empresa tem forte presença no Sul do país, mas a partir de 2015 colocou em marcha uma estratégia de diversificação regional. Hoje, tem presença em todo o país e exporta para o Uruguai e Paraguai.

Via: Folha de São Paulo — Clipping de notícias de Leônidas Herndl, com informações do país e do mundo, além de finanças, economia e demais temas pertinentes.
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