Abengoa Bioenergia entra com pedido de recuperação judicial

Por Camila Souza Ramos | De São Paulo A Abengoa Bioenergia Brasil, braço da espanhola Abengoa que possui duas usinas sucroalcooleiras em operação no Estado de São Paulo, entrou com […]

NESTLÉ ELEVA META, MAS FICA NA L’ORÉAL

Por Dow Jones | De Londres Múlti comandada por Mark Schneider sobre pressões de investidor ativista A Nestlé estabeleceu uma nova meta de margem de lucro e anunciou que vai […]

CARF ACEITA OPERAÇÃO QUE REDUZ TRIBUTOS SOBRE VENDA DE AÇÕES

Por Adriana Aguiar | De São Paulo Thais de Barros Meira: decisão é a primeira proferida pela nova composição do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais O Conselho Administrativo de Recursos […]

FISCO TRIBUTARÁ ATIVO AFERIDO A VALOR JUSTO

Por Laura Ignacio | De São Paulo Advogada Vanessa Rahal Canado: solução de consulta pode gerar ações A redução de capital pelo valor contábil não gera à empresa ganho de […]

DIVERGÊNCIA DE JBS E BNDES ESTÁ LONGE DO FIM

Por Graziella Valenti e Francisco Góes | De São Paulo e do Rio Paulo Rabello de Castro, presidente do BNDES: banco parece ter desistido de pedir o cancelamento da reunião […]

VAREJO DE MODA AVANÇA E DÁ SINAIS DE RECUPERAÇÃO

Por Cibelle Bouças | São Paulo Pesquisa do IBGE indica alta de 15,5% nas vendas do setor de varejo têxtil, vestuário e calçados no terceiro trimestre O varejo brasileiro de […]

RBR LANÇA FUNDO E VÊ RETOMADA EM IMÓVEIS

Por Talita Moreira | De São Paulo A RBR Asset, gestora de ativos especializada no setor imobiliário, lançou na sexta-feira seu primeiro fundo negociado em bolsa, vislumbrando uma retomada do […]

PUPIN FAZ NOVO PEDIDO DE RECUPERAÇÃO JUDICIAL

Por Kauanna Navarro | De São Paulo Cerca de um ano e meio depois de ter seu pedido de recuperação judicial como “empresário rural” negado pelo Tribunal de Justiça de […]

BANCOS DE FOMENTO DEVEM FINANCIAR BAIXO CARBONO, DIZ ESPECIALISTA FRANCÊS

Por Daniela Chiaretti | De Brasília Rèmy Rioux: “Ideia é ter modelo mais rico, integrando o risco climático e contribuindo para a formulação de políticas públicas” Os bancos de desenvolvimento […]

CCPR QUER RECOMPRAR FATIA DE 50% NA ITAMBÉ

Por Alda do Amaral Rocha | De São Paulo A Cooperativa Central dos Produtores Rurais de Minas Gerais Ltda. (CCPR), dona de 50% da Itambé Alimentos, quer recomprar os 50% […]

11/07/2017

Tetra Pak põe no país novo centro de inovação ao cliente

Por Stella Fontes | De São Paulo

Marcelo Queiroz, presidente: Investimento de €10 milhões vai reduzir o tempo de atendimento aos clientes no Brasil

A multinacional de origem sueca Tetra Pak escolheu o Brasil como sede de seu novo Centro de Inovação ao Cliente (CIC). A unidade, que será inaugurada nesta terça-feira, é resultado de investimentos de € 10 milhões (cerca de R$ 40 milhões) e será a primeira da maior fabricante do mundo de embalagens longa vida na América Latina – e a quarta da operação global.

Clientes de toda a região serão atendidos no novo centro, explica o presidente da Tetra Pak no Brasil, Marcelo Queiroz. A escolha do país, que é o segundo maior mercado do mundo para a companhia, levou em conta a relevância da operação local e oportunidades que serão exploradas tanto no mercado de bebidas quanto de alimentos.

Atualmente, além do Brasil, a Tetra Pak tem centros dessa natureza nos Estados Unidos, Emirados Árabes e Cingapura. Até 2019, deverá contar com nove CICs ao redor do mundo.

De acordo com Queiroz, a instalação do centro em Monte Mor (SP), onde a empresa tem uma fábrica, vai conferir rapidez ao desenvolvimento de projetos de consumidores. “O cliente faz a jornada total no centro, desde a criação até o ‘go-to-market’ [estratégia de ida ao mercado]”, afirma.

Equipado com uma planta-piloto e linhas de envase, entre outras para teste, o centro confere agilidade ao desenvolvimento de projetos e reduz o tempo de atendimento ao consumidor – antes, era necessário o deslocamento com clientes brasileiros para operações internacionais.

Segundo Queiroz, especialmente no ano passado, a crise econômica enfrentada pelo país levou ao aumento na procura por eficiência industrial entre os clientes da Tetra Pak. Do fim do ano para cá, também ganhou força a busca por inovação. “Apesar da crise, há interesse global no Brasil. Afinal, não são tantos os mercados com 200 milhões de consumidores”, acrescenta.

Em 2016, conforme o executivo, houve crescimento na demanda por embalagens cartonadas assépticas, mas o ano foi marcado principalmente pela redução de estoques. Em 2017, com a cadeia desestocada, o ritmo de vendas está mais forte. “É difícil saber se seguiremos nesse ritmo porque há muita incerteza [no ambiente macroeconômico]”, explica.

A Tetra Pak vendeu cerca de 11 bilhões de embalagens no mercado brasileiro no ano passado e exportou outras 3 bilhões de unidades. Com a conclusão do projeto de ampliação da fábrica de Ponta Grossa (PR), com investimentos de R$ 200 milhões, a empresa está apta a acompanhar o crescimento da demanda ao menos nos próximos dois anos, diz Queiroz.

Via: Folha de São Paulo — Clipping de notícias de Leônidas Herndl, com informações do país e do mundo, além de finanças, economia e demais temas pertinentes.
< Voltar ao início

contato@leonidasherndl.com.br

© 2014 - Todos os direitos reservados - Leonidas Herndl

Goodae